Mundo de plástico

Que toda mulher adora uma calçado, todo mundo já está cansado de saber. Mas o que teria um calçado plástico de tão especial para virar uma febre? Como surgiu a ideia de se criar um sapato de plástico? Foi pensando e tentando descobrir a resposta para estas perguntas que procurei me aprofundar no assunto.

A princípio, quem teve a brilhante ideia de fabricar um sapato de plástico foram os pescadores franceses, pois precisavam de um calçado que fosse resistente às pedras e que não se desmanchasse na água.

Num belo dia de 1970, os Irmãos Pedro e Alexandre Grendene (isso mesmo, os fundadores da marca “Grendene”) passeavam pelo país e perceberam a peculiaridade dos sapatos. Os irmãos, donos até então de uma fábrica de embalagens plásticas para vinhos no sul do Brasil, decidiram dar um outro tino para a carreira. Adaptaram as máquinas e começaram a produzir sandálias de plástico.

Em 1979, nasce, para a alegria de muitas (inclusive a minha), a primeira melissa, no tradicional modelo aranha. No início ela tinha um cunho mais popular, porém em 1998 houve um replanejamento da marca, o que a tornou mais fashion e também mais cara. Passou a ter cheirinho característico, uma mistura de tem chiclete, jujuba e pirulito; utilizar em suas publicidades bonecas (parecidas com a Barbie) que estão vestidas com as sandálias e ter suas campanhas assinados por grandes desenhistas e estilistas, como por exemplo, Thierry Mugler, Jean-Paul Gaultier e, em terras tupiniquins, Alexandre Herchcovitch e os irmãos Fernando e Humberto Campana.

Desde então já se passaram 30 anos e mais de 100 milhões de pares vendidos. Acho que represento, mais ou menos, 0,0001% deste montante, o equivalente à 100 melissinhas.

Existem sandálias de plástico de outras marcas que também fazem sucesso como exemplo as da grife Planeta dos Macacos, que competem em preço e qualidade, e algumas que vêm associadas a algum famoso, estas são bem parecidas com a Melissa e com o preço mais acessível, porém não vem com o cheirinho.

Em entrevista a um site de moda, Raquel Scherer, coordenadora de Marketing da empresa, afirmou que “desde o começo de sua história, a Melissa investe em parcerias com os principais nomes da moda internacional, o que reforça o pioneirismo da marca como lançadora de tendências e o seu posicionamento como líder no segmento de calçados em plástico. Nomes como o designer Karin Rashid e a arquiteta Zaha Hadid ganharam notoriedade no Brasil depois de parcerias com a Melissa”, lembra Raquel.

Atualmente a marca lançou um perfume e também uma revesta, será que também vão deslanchar? Ao que tudo indica sim, se até Madona já se rendeu aos encantos do plástico…

“Sempre igual, sempre diferente”

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Acesse também:

Blog da Melissa, para quem quer saber mais sobre o mundo dos sapados de plástico

Para quem quer comprar tem a Loja Melissa, além de fazer as compras com comodidade, cada compra é revertida em milhas que juntando dá para comprar outra Melissinha.

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