Duas estética em uma obra

O hibridismo nas obras de Aluísio Azevedo

aloizio azevedo

Aloísio de Azevedo

Analisando o conjunto da obra de Aluísio Azevedo e buscando resgatar a visão que o próprio autor tinha de sua obra, o pesquisador Luiz Morando, em sua tese de doutorado, As duas faces da moeda: uma leitura da obra de Aluísio Azevedo, defendida em dezembro de 1997, buscou mostrar a hibridez entre estéticas literárias na obra de Azevedo. A coleta de dados ocorreu no princípio de 1994 até 1995. De 1996 a 1997, Morando analisou o material coletado. “A pesquisa busca apresentar uma visão, senão inédita, sobre o conjunto da obra de Azevedo”, afirma Morando.

Segundo Luiz Morando, o levantamento de dados ocorreu em bibliotecas mineiras, e na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, buscando além dos livros, teses já existentes sobre o autor e textos publicados em jornais do final do século XIX para identificar o plano utilizado por Aluísio para delinear o projeto literário do escritor e captar o interesse do leitor. Um conceito importante para o entendimento da tese desenvolvida por Morando, e também o principal conceito utilizado por ele é o da literatura comparada que é comparar obras de um mesmo autor e aproximá-las para perceber quais as técnicas utilizadas, mas também existe o comparativismo entre autores diferentes do mesmo período sendo estes autores de mesma nacionalidade ou não.

Em um segundo momento de sua na leitura destes textos o pesquisador selecionou argumentos do realismo-naturalismo e do romantismo inseridos em conjunto no contexto sócio-cultural da época para análise. Desta forma, pode perceber elementos representativos de uma estética conciliadora e híbrida.

Ao fim de sua tese, Luiz Morando chega a conclusão de que Aluisio Azevedo desenvolveu uma técnica literária em que ele mescla elementos, a princípio contraditórios, que não se misturariam em uma obra literária, que são o romantismo e o realismo-naturalismo acomodando os dois elementos em sua obra atraindo, assim muitos leitores para suas literaturas.

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